Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Estou a caminho dos 50. Adoro manter-me activa. A idade não me impede. Este blog será dedicado à minha grande paixão. Planeamento de treinos, neuras, preguiças, dores... aqui partilharei os meus sucessos e insucessos.
Meninas!
Vamos falar um bocadinho de uma dura realidade na nossa vida: o ciclo menstrual.
Ele e a actividade física.
“E o que é que uma coisa tem a ver com a outra?” perguntam vocês.
TUDO, respondo-vos eu!
Por partes…
Todas nós sabemos que, durante o ciclo menstrual, ocorrem coisas estranhíssimas no nosso corpo, certo?!
“Certo!”
Pois se eu vos disser que existe um calendário, que nos facilita a vida, e que nos ajuda a saber exactamente o que nos vai acontecer durante os 28 dias do ciclo, vocês acreditam?
“Hhhhhmmmm… não sei!”
Pois acreditem, que vos digo eu e que não é de todo minha intenção andar a enganar-vos! E até vos digo mais… o dito calendário “anda” comigo à já uns anos. E à já uns anos que eu me entendo e aceito melhor todas as alterações hormonais que ocorrem durante os “meus” 28 dias.
É um calendário bastante simples e que vou passar a transcrever, não sem antes deixar bem claro que, o que funciona para umas, poderá não funcionar para outras. As “descrições” dos dias poderão ter a diferença de 2 ou 3 dias, mas, mais dia menos dia, as alterações acontecem, todas nós sabemos.
Deixo-vos o calendário chamando a atenção para o seguinte: o 1º dia coincidirá com o do 1º dia menstrual ou o 1º dia da toma da pílula, ok? Só para uma orientação.
Então, aqui fica:
1º dia → nos 1ºs dias do ciclo, a vossa velocidade poderá estar no pico; é um excelente período para treinos de intensidade e mudanças de ritmo.
2º dia → Dia do “DESLARGEM-ME CARAÇAS!” Não estão para aturar ninguém, andam mal humoradas e stressadas. Comam um (ou dois, vá) quadradinho de chocolate preto que vos ajuda a controlar o mau-humor. E pratiquem exercício físico que é bom para as alterações de humor.
3º dia → Neste dia apostem em alimentos com vitamina C e ferro uma vez que há mais desgaste destes nutrientes através do fluxo menstrual
4º dia → Igual ao 3º dia. Continuem a comer alimentos com vitamina C e ferro.
5º dia → Dia de se efectuar uma revisão ao peito através da palpação. Os tecidos mamários estão mais “maleáveis” e será mais fácil detectar qualquer alteração mamária.
6º dia → Os próximos dias são aqueles em que nos sentimos LINDAS E PODEROSAS! Tudo brilha á nossa volta, andamos activas e felizes! É excelente para apostar em novos treinos.
7º dia → Igual ao 6º dia.
8º dia → Igual ao 6º dia.
9º dia → Igual ao 6º dia.
10º dia → Igual ao 6º dia. Mas também é a melhor altura para se fazer a depilação (o pêlo não cresce tão rápido) e pintar o cabelo (a tinta “agarra” melhor e dura mais).
11º dia → Igual ao 6º e 10º dia.
12º dia → Igual ao 6º e 10º dia.
13º dia → Os próximos dias poderão ser a melhor altura para quem quer engravidar. É mais ou menos por esta altura que o óvulo se liberta do ovário e poderá ocorrer a fecundação. Nesta fase há também mais risco de lesões desportivas por lassidão dos ligamentos.
14º dia → Igual ao 13º dia.
15º dia → Igual ao 13º dia.
16º dia → Igual ao 13º dia.
17º dia → Por esta altura continuamos com energia e será a altura ideal para fazer treinos mais longos/intensos porque não nos cansamos tão facilmente.
18º dia → Igual ao 17º dia.
19º dia → E a partir deste dia, começa o nosso “pesadelo”. É a fase do tão malfadado TPM. A Tensão Pré-Menstrual é um conjunto de sintomas físicos e comportamentais que poderão ocorrer por esta altura. É uma desordem neuropsicoendócrina com sintomas que afectam a mulher na esfera biológica, psicológica e social. A forma de lidar com a situação inclui modificações alimentares e comportamentais (e, nalguns casos mais graves, tratamentos medicamentosos).
Sintomas: desconforto abdominal;
irritabilidade (nervosismo, tensão);
ansiedade (alteração do humor com sentimentos de hostilidade e raiva, humor deprimido);
depressão (com sensação de desvalia, distúrbio do sono, choro fácil);
dores de cabeça;
mastalgia (dor ou aumento da sensibilidade mamária);
retenção de líquidos (inchaço ou dor nas pernas);
cansaço (sensação de fadiga extrema);
aumento do apetite;
desejos por alguns alimentos (chocolates, doces ou comidas salgadas);
esquecimento (dificuldade de concentração);
acne;
calorões;
palpitações;
tonturas.
Medidas preventivas: modificações alimentares (diminuição da gordura, sal, açúcar e cafeína)
fraccionamento das refeições
comer boas fontes de cálcio (leite e iogurtes magros) e magnésio (espinafre)
fazer exercício físico regularmente
controlar o stress
20º dia → Igual ao 19º dia.
21º dia → Igual ao 19º dia. Tentar aumentar o consumo de verduras e frutas (para evitar o aumento de peso); beber chá de Tília (que é calmante) e Verde ou Cavalinha (que são diuréticos); tentar fazer treinos mais longos para contrariar um pouco o aumento de peso, são algumas “medidas” que podem ajudar.
22º dia → Igual ao 19º (tentar manter as sugestões do 21º dia).
23º dia → Igual ao 19º (tentar manter as sugestões do 21º dia).
24º dia → Igual ao 19º (tentar manter as sugestões do 21º dia).
25º dia → Igual ao 19º (tentar manter as sugestões do 21º dia).
26º dia → Igual ao 19º (tentar manter as sugestões do 21º dia).
27º dia → Igual ao 19º (tentar manter as sugestões do 21º dia). Chamo a atenção que, muito provavelmente, hoje vai ser daqueles dias em que não vos vai apetecer nada-nadinha treinar! Estarão mais sensíveis, “zangadas com o mundo”, sem pachorra para nada nem ninguém. Não dêem “demasiada” importância ao que acontecer hoje… nem amanhã… nem depois… passa num instante.
28º dia → Igual ao 19º e 27º dia (tentar manter as sugestões do 21º dia).
Et voilá!
Simples, não?
Espero que vos ajude a "entender" melhor o que se passa durante o vosso ciclo.
E espero que tenham gostado.
"UMA ACTIVIDADE POR DIA, NEM SABEM O BEM QUE VOS FAZIA"
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.