Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Estou a caminho dos 50. Adoro manter-me activa. A idade não me impede. Este blog será dedicado à minha grande paixão. Planeamento de treinos, neuras, preguiças, dores... aqui partilharei os meus sucessos e insucessos.
Vamos lá a dar continuidade a este post aqui...
Sentadinhos e relaxados?
Ainda bem!
Fiquem a suar só de ler, então...
CARDIO RECOVERY
(Vídeo aqui)
33 minutos
Este treino é para ajudar a "recuperar" aquilo que de alguma maneira fomos "perdendo" nos dias anteriores... posso garantir-vos que dá muito jeito para encontrarmos o que deixamos para trás.
Do que falo?
Daquela sensação boa de musculo esticadinho e não-preso... daquela sensação de poder dar um passo sem "UI!... anda lá oh perna... estás "presa" porquê?". É disto que vos falo
A "base" é a mesma dos outros treinos:
Aquecimento, que dura cerca de 3 minutos, intervalo de 30 segundos e passamos logo á parte de "recuperação".
E isto é assim... eu pensei que este treininho de tão somente 30 e picos minutinhos pequeninos, seria algo tipo Yoga ou Pilates ou algo em que se inspira-expira-relaxa-e-alonga. Se os próprios alongamentos dos treinos são assim, este SÓ PODIA ser melhor...
Sou tão ingénua!
Mas tão-tão ingénua! Então não estamos a falar de um programa do Shaun T?? Alguma vez ele ia, no Insanity, colocar lá pró meio um treininho assim relaxadinho e coisa-boa? ALGUMA VEZ?? Acham mesmo?? Pois... eu tambem achei.
Desenganem-se Pessoas.
O "Cardio Recovery" é durinho q.b. sem andarmos aos saltos como os outros anteriores.
Aliás é exactamente o oposto dos outros!
Enquanto o "Fit Test", o "Plyometric Cardio Circuit" e o "Cardio Power Resistance" são de cardio e resistência, este é de controle, força e flexibilidade.
É mais um "Valham-me os Santinhos qu'eu não chego ao fim..."
Mas cheguei, caraças! Em todos os "Cardio Recovery"! Cheguei e tenho a dizer-vos que passadas algumas horas dei comigo e pensar "Olha! Já não me pesam as pernas!..."
É durinho mas é eficaz!
PURE CARDIO
(Vídeo aqui)
Antes de começar a dar-vos uma ideia deste treino deixem-me partilhar convosco o que o Shaun diz, logo a seguir aos alongamentos e a olhar directamente para a Câmara:
"Tenho de ser honesto... eu estou realmente muito nervoso com este treino..."
WHAT??!!
MEDO!
38 minutos e alguns segundos
1ª - Aquecimento: aquecemos com os mesmos 7 exercicios do "Plyometric Cardio Circuit" (jog, jumping jack, heismans, 1-2-3 heismans, butt kicks, high knees e mummy kicks) que são repetidos 3 vezes, nas quais o Morenaço vai insistindo que "subamos" a intensidade. Isto vai durar quase-quase 10 minutos após o que temos uma pausa de 19 segundos.
Garanto-vos que MAIS UMA VEZ estava alagada em suor ao fim de 10 minutos!
2ª - Alongamentos: neste treino são SÓ 5 minutos e alguns segundos...
O que foi tipo um grande "OOOOHHHHHH! JÁ?!" quando terminaram que eu queria (e precisava) de, pelo menos, mais 5 minutos!
3ª - Exercicios. Esta parte do treino é feita SEM PARAR e tem a HORRÍVEL duração de 15-quinze-QUINZE minutos e 11-onze-ONZE segundos e cada exercicio é feito durante 1-um-UM minuto! Temos de executar, e já sabem que eu não traduzo os nomes! Temos pena... para mim não faz sentido um "wide football sprints" ficar traduzido em "sprints largo do futebol"! RIDICULO! Por isso vão lá ver o vídeo que já ficam a perceber, sim Pessoas? Então, como eu estava a dizer temos de executar: suicide drills, switch kicks, wide football sprints, stance jacks, pedal, hooks & jump rope, power jacks, levell 2 drills, frog jumps, power knees, mountains climbers, ski down, scissor runs, suicide jumps e push-up jacks, durante UM MINUTO CADA!
Intervalo de 30 segundos
4ª e ultima parte do treino - Alongamentos. Que nunca foram o tempo sufuciente... SÓ têm 4 minutos e 31 segundos. EU precisei sempre de mais tempo...
Este treino foi, para mim, o mais dificil de ser executado durante o 1º mês! É durissimo e lembro-me de, por vezes, ficar com tonturas (nos "frog jumps" em que temos de fazer um squat rápido, tocar no chão e elevarmo-nos com um salto) o que me obrigava a parar. Nos 2 primeiros "Pure Cardio" que fiz, parava o vídeo, recuperava e iniciava o vídeo outra vez. Depois deixei-me disso! Fazia o que podia, tentava acompanhá-los da melhor forma possivel e uma coisa vos digo... NUNCA CONSEGUI! Que frustração! É rápido demais, é cardio demais e é duro demais. Chegava ao fim... mas não da melhor maneira! E na parte dos alongamentos, houve dias em que os repeti duas vezes!
CARDIO ABS
(Vídeo aqui)
16 minutos e picos
Este treino aparece só ao 13º dia do calendário e é para ser feito depois do "Pure Cardio" (se não se lembram do calendário vão vê-lo aqui)
1ª - Aquecimento: tem a duração de quase 3 minutos e os exercicios são: jog, high knees, high knees with twist, jump rope, tuck jumps, UM INTERVALO DE 30 SEGUNDOS e logo depois wide tuck jumps.
Confesso-vos que NUNCA fiz este aquecimento... já estava bem aquecida do "Pure Cardio", obrigada! Agora quem o quiser fazer isoladamente, é lógico, que o aquecimento é obrigatório, não se esqueçam!
2ª - Exercicios: Dividido em 3 blocos, os mesmos só se fazem uma vez, não se assustem . Ora vejam no que consiste:
1º Bloco: em posição "C-sit" (que é basicamente estar sentado sobre o nosso rabiosque e numa posição em que o nosso tronco e pernas fiquem a "formar" um "C" - mas vão ver o vídeo que o Shaun explica MUITO MELHOR do que eu...), tem de se executar
Twists
Twists with knee
A-frame with twists
A-frame with knee
Hold center
Intervalo de 30 segundos.
2º Bloco: single leg raises
Intervalo de 30 segundos.
3º Bloco: both legs
high plank position (high plank alt knees, high plank alt knees fast e low plank alt knees)
child's pose
pulse tucks low & high
3ª e ultima parte do treino - Alongamentos. Que têm a duração de 2 minutos e qualquer coisa.
Como já vos referi este treino nunca é feito isolado, pelo menos no programa do Insanity. Tambem é para ser feito no 2º mês do programa e, sempre, depois do "Max Cardio Conditioning". É excelente para os abdominais. Trabalha-se bem, mas mesmo bem e muito, a parte central do nosso corpito. A parte mais dificil, para mim, foi a posição do "C-sit". Ficava-me a doer o "fundo das costas" e tinha de me "esticar", para a pressão não se tornar insuportável. Gostei bastante deste treino, pelo que me fazia sentir ao fim de menos de 24 horas... que tinha trabalhado o que se pedia. O abdomen dói Pessoas... mas doer de DO-ER, não é cá cócegas...
E por hoje, chega!
Para a próxima sai a semana de recuperação, que de recuperação tem muito pouco, como podem imaginar, ou não fosse o Mister Shaun T o verdadeiro carrasco!
Fiquem bem, e não se esqueçam que
"UMA ACTIVIDADE POR DIA, NEM SABEM O BEM QUE VOS FAZIA"
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.