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100º DIA

09.05.15

No final de 2014 comecei a tomar algumas resoluções no que diz respeito à minha actividade física. 

Uma delas, e apesar de todas as dúvidas que me assolaram na altura, foi a de mudar a hora de treino.

Sou uma pessoa madrugadora. Gosto de me levantar pelo fresquinho e iniciar o meu dia cedo.

Á noite, já ninguem me atura. Fico rabugenta, mal-humorada e, se me encosto, fico a dormir literalmente em qualquer lado! 

Desde que me lembro, que pratico actividade física no final do dia de trabalho. Só ao fim-de-semana é que tinha a possibilidade de o fazer logo pela manhã. "E porque não começar a fazê-lo todos os dias?", perguntei de mim para mim... E se melhor me questionei, melhor o comecei a fazer.

E no dia 05 de Janeiro de 2015 iniciei. Levanto-me às 06:00 da manhã. Às 06:30 estou a treinar.

Não vos vou dizer que foi "pêra-doce". Não vos vou dizer que houve/há dias em que não me arrependi/do da minha decisão. Nem vos digo que naqueles dias de chuva e frio gelado me chamo nomes. Não vos digo porque estaria a mentir. Foi/É dificil! Houve/Há dias em que me apetece esbofetear-me muito e a sério!

Mas o que é certo é que HOJE COMPLETEI O 100º DIA A TREINAR CEDO (e escusam de correr já para o calendário para confirmar se é O 100º dia, que estão a perder tempo! De 05 de Janeiro até hoje, houve dias de descanso e dias de exaustão física. Os 100 dias SÃO SÓ de treinos efectivos, ok?!)

Ora, como estava dizendo, hoje completei os 100 dias a treinar cedinho... Às 06:30. Pelo fresquinho e a ver o sol nascer. Sim! Que lá no meu espaço, corro a cortina, abro a janela, e vejo o nino a aparecer! Cumprimentamo-nos sempre. Ele pisca-me o olho e eu digo-lhe "Bom dia Alegria!"  ou não...

Um dia destes li "10 Mandamentos para desportistas madrugadores".

E muitas das ideias que lá estão, garanto-vos, que se aplicaram na perfeição à minha pessoa!

Ora atentem nisto:

"1. Organize-se: Estabeleça prioridades, questione-se sobre a razão por que quer levantar-se cedo, quantas vezes por semana, e o que vai fazer nesse tempo que vai ter a mais, quão motivada está? Como a sua vida iria melhorar?" Lá está... para mim foi "já me levanto cedo... se em vez de andar a deambular pela casa, fizesse os meus 30 minutinhos de treino? Já ficava despachadinha, à noite, quando chegasse cansada-saturada-e-rabugenta, já não precisava de estar a stressar com isso..."

 
"2. Comece devagar: Não só a acordar mais cedo, como a deitar-se mais cedo também. Levante-se 5-10min. mais cedo na primeira semana e faça um esforço por se deitar 10-15min. mais cedo também, senão está a boicotar-se desde o 1.º dia." Este 2º mandamento não se aplicou, porque eu não alterei o meu horário para me pôr a pé.
 
"3. Faça a mala do ginásio de véspera: Mesmo se fizer ginástica em casa (ou vá correr), prepare tudo no dia anterior: escolha a roupa com que vai fazer exercício e o que vai vestir a seguir. Guarde tudo numa mochila, não deixe para o próprio dia." Tal-qual! Deixo tudo preparadinho na noite anterior e ao outro dia é só equipar-me sem ainda estar a perder tempo com "agora a água... falta a toalha... e as sapatailhas??!!! Onde estão as sapatilhas???"
 
"4. Escolha como quer acordar: O tipo de alarme (se mais do que um), onde o vai pôr, que tipo de som ou música." Normalmente acordo sem "ajuda". Sou um reloginho natural, eu  
 
"5. Selecione a sua playlist: Quer fique em casa a fazer ginástica, vá para a rua correr ou para o ginásio, precisa de música para a ajudar a concentrar-se na sua rotina." Népias! O Shaun já me dá música que chegue 
 
"6. Decida o seu pequeno almoço: Pense num pequeno almoço saudável, saciante, e em snacks para travar os ataques de gula ao longo do dia." Tudo decidido na noite anterior. E já meio preparado 
 
"7. Não se martirize se falhar um dia: Uma noitada com amigos ou no trabalho, um filho doente que precise de assistência durante a noite, fazem com que qualquer um se sinta sem forças para se levantar mais cedo. Falhou desta vez, não vai falhar o próximo." Tão-tão isto! Ainda na semana passada aconteceu... 2ª feira fui ao cinema. Deitei-me, já passava da 01:00 da manhã. Alguma vez me levantei às 06:00??!! Nã, que eu sou maluca, mas não sou doida! 
 
"8. Estabeleça metas realistas: Se quer perder peso, o aconselhável é perder até 1kg por semana, mas só com exercício não chega." Tá certo! E correcto tambem!
 
"9. Pense num plano B: Se um dia de manhã estiver a chover torrencialmente e não apetece ir correr ou ao ginásio? Vá ao Youtube e procure programas alternativos." Para mim o plano B é "Olha um dia tão liiiiiinnnddoooo! Hoje vou lá para fora!". Treino em casa, como sabem.
 
"10. Mude de rotina de dois em 2 meses: Para não se aborrecer. Assim que começar a pensar ‘oh não, esta música outra vez, já não aguento’ ou ‘ok, mais 20 abdominais e depois o mesmo rame-rame’… está na hora de mudar. ‘Perca’ algum tempo a planear os novos exercícios, à procura de novas músicas, peça a opinião de amigos, pode ter sempre uma surpresa agradável." Aconteceu-me sim senhora! Com a Autumn Calabrese, lembram-se? Ora vão lá ver aqui.
 
E pronto!
Hoje estou de Parabens... 100 dias nisto é muita bom! Ah pois é... E se cheguei ao 100º vou chegar ao 365º... depois vos direi 
 
 
Texto original aqui.
 
 
 

"UMA ACTIVIDADE POR DIA, NEM SABEM O BEM QUE VOS FAZIA"

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2 comentários

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De Mom Sandra a 09.05.2015 às 11:15

Parabéns Amor!!!
É tão bom quando conseguimos atingir os nossos objectivos!!!
Beijinhos minha querida!
Bom Fim-de-Semana!
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De Sou Toda Amor a 10.05.2015 às 07:09

Obrigada Mom Sandra!
Beijo enorme e um excelente Domingo!

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